Transplante de palmeira moinho-de-vento

Hoje foi dia de muito trabalho!
Aproveitamos a chuva que caiu ontem, e fizemos hoje cedo o transplante da moinho-de-vento para seu novo local. Ela estava muito abafada e precisava ser exposta num lugar mais digno.


Os vídeos foram publicados no youtube, e as fotos, com a descrição de todos os passos, estão no álbum do Picasa. Peço a vocês que dêem uma olhadinha lá. Os endereços são:
Álbum - veja as fotos com descrições.

Transplante da Palmeira
Neste post publiquei apenas o primeiro e o último vídeo, para não pesar muito. Clique nos links para ver os outros. São pequenos e bem legais.





Acho que o resultato  ficou maravilhoso e  logo ela poderá se expandir, exibindo toda a sua beleza. Aguardo comentários.

Mais informações sobre a palmeira moinho-de-vento:

Nome científico: Chamaerops Fortunei Hook., Trachycarpus Excelsus H. Wendl..
Altura: 10 M. (a minha está com mais ou menos 7 metros)
Diâmetro: 3 metros.
Ambiente: Pleno Sol. (ela estava bem abafada, entre umacasa e uma espatódia).
Solo: Pobre ou Pouco Exigente..
Clima: Tropical de Altitude, Subtropical, Temperado.
Origem: China, Himalaia. Veio parar na minha casa porque minha amiga Rosângela Mara foi embora para Fortaleza (snif snif) e me deu de presente, num vaso grande. Ficou nesse vaso por uns 3 anos, até que me mudei e plantei-a na frente da porta da sala de jantar. Daí, ela disparou a crescer!
Época de floração: Outono. Nessa época, ela ficava cheia de sabiás e bentevis que vinham comer as sementinhas. A coisa mais linda de se contemplar!
Propagação: Sementes.
Persistência das folhas: Permanente, graças a Deus!

Espécie de grande valor ornamental, tanto pela folhagem, como pela base das folhas antigas que ficam aderidas ao caule. E ainda plantei umas orquídeas nela!
Na região de origem, suas fibras são usadas para a confecção de capachos e mantas.
É uma palmeira elegante de crescimento lento, nativa da China, tolerante às condições subtropicais e temperadas de temperadutas altas e geadas.
Cultivada com frequencia no Sul do Brasil, onde é empregada em paisagismo em parques e jardins, isoladamente ou em grupos com grande efeito decorativo. Possui caule único, atingindo altura de 5-10 metros, com maturação dos cachos no inverno, com frutos pequenos de coloração branco-azulados.
Frutifica durante os meses de junho, julho e agosto, contendo em um kg de sementes aproximadamente 2.800 unidades. A germinação ocorre entre 3-4 meses, dependendo do substratos/mistura para propagação ou quebra de dormência adotado.

Abraços,
Rose.

Comentários

Rita Albuquerque disse…
Oi, Rose. Vi um jardim que você fez pra uma amiga e gostei muito. Vi que vc tem experiência com transplante de árvores, é justamento o que eu preciso...
Parabéns!
Rita
Olá, Rita, vamos conversar sobre isso. Já te passei meu email e telefone, agora só falta agendar a visita. Um abraço!
Jose Mario disse…
Estou interessado em ver sas fotos da palmeira depois de 15 dias e um mês, para ver como ela se adaptou. Obrigado. José Mário/Lago Norte
Carla Coelho disse…
Rose, tô chocada:

vc além de artista, webdesigner é tb amante da natureza?????
Ah, qdo eu crescer quero ser igual a vc...heheheheh.
Depois publique fotos do desenvolvimento da palmeira, OK???

Beijocas
Carlinha! Que bom ter você de volta! Não se preocupe, a palmeira está indo bem. Ontem tirei uma foto noturna dela e hoje vou postar. Beijos! Rose.
Marina Camargo disse…
Oi Rose, tudo bem?

Encontrei seu blog por acaso, pois estava pesquisando sobre transplante de palmeiras.
Meu marido tem várias palmeiras imperiais (de tamanhos entre 1 e uns 6m) em um terreno no sitio. Ele esta pensando em tira-las de lá e coloca-las na entrada do sitio, fazendo um corredor. Algumas estão bem grandes e com o bojo bem desenvolvido, mas o problema maior é que foram plantadas sem pensar em retirar, não estão muito lineares e tem outras árvores proximas.

Como seria a melhor forma de retirar? Vc acha que elas aguentam ser puxadas (ou içadas) por uma retroescavadeira? Pois acho que são pesadas demais pra serem arrastadas por homens.

A sangria (desmame) é mesmo necessário? Por quanto tempo deve-se fazer isso?

E quando de terra deve ser levada junto com as raízes na hora de replantar? Pensa numa palmeira com bojo do tamanho de um abraço +/-....será que elas aguentam o tranco ou arrisca perder?

Se vc puder me dar umas dicas por email, meu email é

marina_uel@yahoo.com.br

agradeço desde já sua atenção e fico esperando.

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras