Carta solar: como escolher a melhor posição para transplantar uma palmeira?

Estávamos com dois problemas no jardim:
1 - Uma linda palmeira moinho de vento Chamaerops Fortunei Hook., Trachycarpus Excelsus, com 10 anos de idade, altura de quase 6 metros, doida para exibir sua beleza porém confinada em um recanto entre a casa e uma árvore que eu detesto (a terrível Espatódia),
2 - Um caramanchão muito aconchegante, onde fazemos nossos churrasquinhos, mas que em determinadas  épocas do ano vira um forno.
Aqui estão as fotos:

Resolvi transplantar a palmeira e aproximá-la do caramanchão, para aproveitar o leque grandioso de suas palmas e refrescar com sua generosa sombra as nossas tardes regadas a skol e boehmia (gelaaaada!)
Já comecei a fazer a sangria da plameira há duas semanas.
Utilizei da carta solar para escolher a melhor posição. A situação atual é esta:

As próximas imagens mostram o resultado do estudo sobre a carta solar, mostrando as projeções de sombra em determinadas épocas do ano (solstícios e equinócios), nos horários mais quentes do dia. Lembrando que aqui no Planalto Central, o inverno é  frio, absolutamente seco e  maravilhosamente ensolarado. 

Diante desses gráficos, podemos concluir que a melhor posição para o transplante da palmeira será do lado esquerdo do caramanchão. Teremos uma boa sombra a partir de mais ou menos 14 horas no verão, que é o horário que a carne tá começando a sair!  Nas outras épocas do ano, a sombra depois do meio dia é um pouco mais inclinada para à direita, mesmo assim causará uma boa sensação.


Se você quiser mais dicas sobre carta solar, escreva-me. Se quiser outro link bem legal, é esse aqui: http://arquitetogeek.wordpress.com/2009/11/29/como-usar-cartas-solares/
Abraços
Rose

Comentários

Gaby disse…
Oi Teté... adorei seu blog! Antigamente eu tb tinha um, mas resolvi abandonar!
Gostei da idéia de transplantar a palmeira, ela será mais útil e bem vista ao lado do caramanchão.
Beijão e parabéns pelo blog!
amanda disse…
Lindas fotos!!
adorei o caramanchão!
que casa linda a sua!!! tá de parabéns!
beijos,
amanda antonelli
=)

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras