Neomarica Caerulea - Falsa Íris Azul

Um belo dia resolvi fotografar cada detalhe e catalogar as espécies que cultivo
em meu jardim. 

A surpresa foi grande: mais de cem espécies, floridas, frutíferas, aráceas...
de tudo um pouco brotando no solo do cerrado. Compartilho com vocês esse laboratório
vivo de paisagismo e jardinagem e espero que gostem.

Começarei falando sobre a falsa íris azul, planta de origem brasileira que
enriquece meu jardim.



Aqui estão algumas fotos dos grandes maciços que elas formaram e que fui conduzindo
para acompanhar cercas e muros.


Em algumas fotos as planas estão sem flores, mas em quinze dias a paisagem
mudou e pude fotografar a íris se abrindo e colorindo todo o quintal em azul.



É uma planta que não requer muitos cuidados e tolera a seca com bravura.

 

 

Agora, as fotos das íris floridas:












Íris Branca

Vejam que coisa mais linda: ganhei uma mudinha de íris branca,
da minha amiga Fran. Em poucos meses ela já cresceu e pela primeira vez floriu:






Obrigada, Fran!

Comentários

Iole disse…
Menina como voce consegue ser tão polivalente; me ensina tá! Eu entrei mas não consegui deixar nenhum comentário por lá; mas fica aqui minha torcida e força. Parabéns voce realmente tem muita competencia.

Comadre Iolanda bjs...
Unknown disse…
Boa Noite, gostei muito de suas fotos, tenho esta planta em varios vasos. Algumas adultas e gostaria de saber se após ela ter florido uma vez se ela volta a florir novamente? Uma outra dúvida: é possivel através de uma planta adulta separar as folhas e fazer novas mudas? Obrigada pela atenção. Cristiane
Olá Cristiane! Obrigada por visitar meu blog.
A Íris floresce muito. As minhas florescem várias vezes por ano e é uma pena que as flores durem apenas um dia, porque são perfeitas.
Da planta adulta você pode separar touceiras e fazer várias mudas. Sugiro que você separe as mudas e ao plantá-las, faça uma poda nas folhas e deixe apenas um palmo de altura. Vai ficar parecendo um pequeno leque, e logo as folhas novas vão aparecer e crescer novamente.
Um abraço!
Rose
Unknown disse…
Boa tarde Rose visitei seu blog justamente à procura da iris branca.
Eu tenho a azul e gostaria de compartilhar minha um pouco da minha experiência.Também sou paisagista aqui em jundiaí .Bem depois que a iris foresse as mudas crescem da haste floral da planta é só esperar ela crescer e plantar em terra adubada.
Ela domora mais para florir mais vale apela para multiplicar sua belesa.
Abraços Soraia.
Anita Rodrigues disse…
Olá, ganhei mudas de íris azul que estão no meu jardim de inverno. Não bate sol direto, mas entra muita luz. já tem uns 6 meses. Elas não floriram e estão com as pontas secas. Como devo cuidar delas para terem uma aparência melhor e para florirem? Obrigada!
Anita
anitamarodrigues@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras