Sobre transplantes de palmeiras

Recebi um comentário da Marina, mas por algum motivo eu não consegui publicar. Ainda não sou fera como blogueira, então resolvi publicar o comentário e a enorme resposta que envie para ela, com muito prazer.

A dúvida da Marina:

Oi Rose, tudo bem?


Encontrei seu blog por acaso, pois estava pesquisando sobre transplante de palmeiras.
Meu marido tem várias palmeiras imperiais (de tamanhos entre 1 e uns 6m) em um terreno no sitio. Ele esta pensando em tira-las de lá e coloca-las na entrada do sitio, fazendo um corredor. Algumas estão bem grandes e com o bojo bem desenvolvido, mas o problema maior é que foram plantadas sem pensar em retirar, não estão muito lineares e tem outras árvores proximas.


Como seria a melhor forma de retirar? Vc acha que elas aguentam ser puxadas (ou içadas) por uma retroescavadeira? Pois acho que são pesadas demais pra serem arrastadas por homens.


A sangria (desmame) é mesmo necessário? Por quanto tempo deve-se fazer isso?


E quando de terra deve ser levada junto com as raízes na hora de replantar? Pensa numa palmeira com bojo do tamanho de um abraço +/-....será que elas aguentam o tranco ou arrisca perder?

Eis aqui minha resposta, que pode interessar a muitas outras pessoas:
Oi Marina! tudo bem?


Que bom receber um post seu!

Vou responder por email porque o texto pode ser grande.

Essas palmeiras devem ser lindas e não tem árvore que não possa ser transplantada. Tudo depende do bolso da pessoa! Essas são as palavras de vários professores meus, engenheiros agrônomos e paisagistas. Convém até lembrar que Burle Marx transplantou buritis adultos para o Palácio Itamarati há 50 anos atrás, quando tudo era mais difícil e nem se conhecia muito bem o clima e o solo do cerrado. E os buritis estão lá, maravilhosos.

Acho que você pode arriscar transplantar uma palmeira só e aguardar alguns meses para ver o resultado. Pegue uma de tamanho médio.

Deverão ser içadas por retroescavadeira sim. Há dois meses atrás uma amiga minha que trabalha em viveiros transplantou uma Real de 6 toneladas. Foi um dia inteiro de muito suor e alugou um guindaste. Eram 6 toneladas plantada num terreno íngreme.

A sangria é necessária sim sim e sim. Jardineiros e viveiristas vão te dizer que não é preciso, mas eu já visitei dois grandes plantadores de palmeiras aqui no Centro-Oeste e ambos afirmam que o desmame é necessário e demora por volta de 30 dias, dependendo da época do ano (chuva ou seca). Visitei esses plantadores que possuem chácaras imensas só de palmeiras. Quando elas estão grandes, eles recebem encomendas dos viveiros que existem na cidade e começam a sangrá-las. Depois desse tempo, elas são enviadas diretamente para o jardim do cliente.

O cliente, por sua vez, tem que fazer um "berço" com uns 10 dias de antecedência. O tamanho do berço para uma palmeira como a sua deve ser de 1 x 1 x 1.. Existem técnicas para adubar e revolver a terra no berço!

Eu falo "berço" porque é onde a planta vai nascer e viver. Cova é pra quem vai morrer ;-)

A sangria deve ser feita suavemente. Amarre bem a árvore para que ela não caia. Toda semana, seu jardineiro deve cavar em volta e ir expondo as raízes ao ar. Claro que lá pela terceira ou quarta semana as raízes vão estar aparecendo bem, e a árvore tem que estar amarrada para evitar acidentes!!! Raízes de palmeiras são do tipo "cabeleira", fasciculadas, bem rasas.


Quando você finalmente tombar a palmeira, pode quase a metade das folhas. Ela precisará canalizar as energias para o novo enraizamento e a quantidade menor de folhas vai ajudá-la nisso.

Para o berço, faça o seguinte:

- cave 30cm e reserve essa terra, que é a mais nutritiva.

- cave mais 70cm e essa quantidade de terra você arrasta para outro lado. Ou seja, não junte os primeiros 30cm com os últimos 70cm.

- Lá no fundo, jogue os 30cm de terra.

- Com os outros 70cm, junte duas latas de esterco de galinha e duas de gado. Um copo comum de adugo NPK 4-14-8 e misture bem!!! Deixe esse monte de terra preparada ali ao lado do berço.

- Não use cal mesmo que seu jardineiro jure que é bom.

Quando a palmeira foi transplantada, use essa terra preparada. Cubra apenas as raízes, ou seja, não enterre demais a planta. O colo das plantas não pode estár enterrado, ele precisa respirar. Colo é a linha que separa raiz do caule.

Mantenha sua palmeira amarrada por 3 cordas durante uns dois meses. Ague bem, todos os dias no primeiro mês.

E só!

Ufa, que receita enorme!

Ah, faltou lembrar de fazer isso em época de chuvas.

Boa sorte e me mande todas as fotos pra eu publicar, ok?

Um grande abraço e mãos à obra!

Rose

Comentários

Felicio disse…
Ola Rose,

Interessante post que vc escreveu sobre transplante de palmeira. Acho essa planta muito bonita, penso em cultiva-la em uma pequena propriedade de minha familia (4ha).Vc comentou que tem grandes produtores de palmeira aqui no df, como é o mercado aqui? Tem espaco para crescimento ainda?

Felicio
feliciosonoda@gmail.com
Oi Felicio, obrigada por visitar meu blog.
Eu não sei responder sobre essa parte empresarial. Temos viveiros aqui, especificamente de palmeiras (em Samambaia) e é bem grande. Tem alguns menores também, além de um grande produtor em Goiânia. Vou ficar devendo a resposta mais pontual à sua pergunta.
Abraços
Rose.
Oi Felicio, obrigada por visitar meu blog.
Eu não sei responder sobre essa parte empresarial. Temos viveiros aqui, especificamente de palmeiras (em Samambaia) e é bem grande. Tem alguns menores também, além de um grande produtor em Goiânia. Vou ficar devendo a resposta mais pontual à sua pergunta.
Abraços
Rose.
julia disse…
Olá, rose! eu sou Julia tenho uma historia com as plantas que começou de um sofrimento muito grande, mas que elas hoje me trazem muitassss alegrias e a vontade de viver. .. quem sabe um dia te conto bjsss...........sim eu gostaria que me orientasse como fazer um desmame de umma palmeira azul, que tem enntre 5 a 6mts de altura e 2m larg do tronco.
Anônimo disse…
Olá Rose, tudo bem?
Preciso muito de ajuda. Tenho uma palmeira imperial adulta, de uns 16 anos mais ou menos, localizada entre a grade e a estrutura da casa. Precisamos retirá-la, e mais, que ela consiga sobreviver ao transplante.
Procuramos pessoas especializadas e econtramos dois contatos. Um deles deu certo, disse que iria retirar com todo o equipamento e equipe necessários, até chegou a tirar uma parte da terra ao redor da palmeira, mas por fim disse que a suposta pessoa interessada em adquirí-la teria desistido, sumido, enfim... agora estamos com um super problema...a palmeira super grande e linda, cheia de terra ao redor, precisando ser transplantada para continuar vivendo e crescendo linda em algum lugar mais espaçoso. Será que você poderia nos ajudar?
Não sabemos mais a quem recorrer..
Obrigada,
Ludmila.
dylumosle@yahoo.com.br
MGCB disse…
Oi Rose
Vivo em Portugal, e tenho no meu jardim várias palmeiras, não sei de que espécie, que lançam sementes gerando novas palmeiras expontâneamente, algumas delas já bem grandes. Já em tempos tentei transportá-las para vasos mas morreram. Será que vc me pode dar alguns conselhos uteis para eu pegar em palmeirinhas com entre 30 e 60 cm de altura e as transferir para vasos? tipo cuidados a ter, melhor altura para o fazer, etc
desde já obrigado, Miguel
Anônimo disse…
Muito boas as informações, estou pensando em transplantar uma palmeira fênix de uns 25 anos e não tinha certeza de como proceder, agora as coisas ficaram mais fáceis.
Celia disse…
Olá Rose, meu nome é Celia.
Gostaria de saber se quando faço a sangria na palmeira, devo cortar totalmente as raízes do fundo ou deixar para quando for transplantá-la para o pote grande.
Obrigada

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente