Conversão de escalas - escalímetro

Navegando por aí, encontrei várias pessoas com dúvidas sobre a conversão de medidas usando o escalímetro, em desenho técnico. Resolvi postar essa colinha bem fácil:

Na escala 1:20, estamos querendo dizer que 1cm desenhado representa 20cm reais. Sendo assim, na escala de 1:100, 1cm desenhado representa 100cm reais (ou seja, 1 metro).
Na escala 1:200, significa que 1cm desenhado representa 200cm reais (2 metros). Até aqui, tudo lógico.
Para desenhar, quanto maior a escala usada, menor fica o desenho.

Na conversão, a tabelinha é a seguinte:
escalarepresentação gráfica
1/205cm desenhado representa 1 metro real
1/254cm = 1m
1/502cm = 1m
1/751,33cm = 1m
1/1001cm = 1m
1/1250,8cm = 1m
1/1500,66cm = 1m
1/2000,5cm = 1m
foto: acesso florido  à garagem: lírios da paz e alamandas

Comentários

Anônimo disse…
Rose, gostei dos seus trabalhos, além de uma suavidade, tem alma. preciso fazer um projeto no meu jardim de inverno. É uma área pequena de 1,20 X 2,10 m. Quanto vai custar? que plantas posso colocar ?
Olá! Podemos agendar uma visita, mas você não deixou seus contatos... Por favor, veja no meu perfil o telefone e email. Estou aguardando. Um abraço e obrigada pela visita ao blog.
GILCINEI disse…
Oi Rose...gostaria de agradecer pela colinha. Estou começando a conhecer essa área de construção etc com meu pai. Analisando alguns projetos surgiu a dúvida e as suas informações me ajudaram muito. Obrigado!
Fabiano disse…
Amo projetar. Era projetista de edtrada de rodagem DER. Arscatuba. Hoje voutei depois de muito tempo mas projetos eletricos. Autocad. Que saudade de uma prancheta, escalimetro, normografo, aranha, penas, compasso, ( kern ). Nossa vai ser muito util para mim voltar ao pasado. Obrigado. Fabiano. Futuro Tecnico projetista eletrico.

Postagens mais visitadas deste blog

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras