Sobre Ficus e suas raízes adventícias e agressivas

Muito cuidado com as ficus ;-)

(atualizei este post em 03/05/2010, com fotos da fruta que dá na ficus pumila!)


Aqui em Brasília, e em diversos outros lugares, vemos as pessoas plantando fícus para formarem cercas vivas. Fica bonito e a cerca fecha rápido, mas os problemas que essa espécie botânica vem causando são pouco divulgados, além da poda ser constante para manter a cerca bonita e bem cuidada.

As fícus possuem raízes invasoras que crescem lateralmente e vão longe, muito longe. Já soube de casos de raízes que foram aparecer no encanamento do banheiro de casas antigas. Ao construir uma piscina ou cavar um buraco no jardim, podemos encontrar um emaranhado de raízes fortes sem sabermos de onde vem. Podem estar vindo de centenas de metros adiante, e se pudéssemos ir desatando esse emaranhado chegaríamos até uma ficus.

Essas raízes(adventícias e superficiais) racham muros e paredes, destroem alvenaria e arrebentam encanamento, causam transtornos difíceis de se acreditar que sejam atribuídos à planta. Por isso, sugiro não plantar fícus de jeito nenhum em seu jardim.

Porém, a ficus possui características positivas que podem ser aproveitadas no paisagismo: se for plantada em vasos pode ser topiada, usada em bonsai, ficando muito bonita se as raízes forem assim controladas (fícus benjamina, fícus, ou figueira-benjamim). Atenção: plantada no chão não se consegue controlar.

As figueiras são árvores do gênero Ficus, também conhecidas como gameleira. A sombra é enorme, o tronco uma verdadeira escultura. Veja esta foto de uma fícus elástica gigantesca(falsa-seringueira) plantada na 308/108 sul, cujo tronco foi usado como túnel de entrada para banquinha de jornal (coitada da árvore).




Ficus carica é a espécie que dá o figo comestível, fruto considerado sagrado pelos judeus. Foi com a folha da figueira que Adão se vestiu, e é a árvore primeiramente citada na bíblia.

A ficus pertusa, por suas características esculturais e delicadas, foram usadas por Burle Marx no projeto de paisagismo da SQS 308 em volta da pracinha infantil. O objetivo alí era lúdico, usando a espécie para que as crianças pudessem brincar de subir em seus galhos. Veja as fotos.



Muito usada também é a ficus pumila, que todo mundo conhece como trepadeira unha-de-gato. Aqui em casa eu resolvi o problema de um muro com infiltrações plantando a ficus pumila, mas não podemos deixá-la crescer e a idéia é mantê-la sempre podada, porque, como as outras ficus, as raízes também fariam muitos estragos. Dez mudas foram plantadas numa faixa de 20cm cavada ao longo do muro e bem adubada. Com o sol quase o dia inteiro, levou apenas 10 meses para ficar desse jeito:



Peguei isso na wiki: “Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, elas têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.”

Convém ainda falar o seguinte: em termos gerais, as raízes das árvores formam com a copa mais ou menos um efeito gangorra, de contrapeso. Copas grandes e frondosas significam raízes do mesmo porte, para segurar o peso de cima. Mas isso não é uma verdade absoluta, vide o caso das raízes das palmeiras, que são pequenas e rasas, e as das ficus, que se espalham.

Para encerrar, gostaria de mandar a todos um abraço do tamanho das raízes das ficus, bem abraçado mesmo, um abraço cheio de braços bem envolventes, desejando a vocês um ótimo final de semana.

Rose, m.m.v.Ama :-*



P.S.: O nome é “ficus”, e não “fixus”, como muitos dizem.


Novidade!

Encontrei na casa de um cliente, uma ficus pumila (unha-de-gato) antiga que deu frutos. Vejam só como é idêntico ao figo que costumamos comer. Só que este não é comestível.

Figo não comestível

Comentários

Anônimo disse…
Oi, Rose.
Muito interessante seu post sobre o ficus. Adoro a ficus pumila (lógico que não sabia o nome dela) e a sua está linda.
Bj, Fernanda
Unknown disse…
Achei a matéria muito importante e de grande esclarecimento para quem quer plantar uma Ficus.Eu sou apaixonada por árvores,
especialmente da ficus,tanto que tenho uma em frente de minha casa, além disso já plantei muitas. Dizem que a ficus plantada em manilha evita o rachamento de calçadas, gostaria de saber se é verdade.
Obrigada!
Prezada Josy,
Você não deixou seu email, portanto, aqui vai minha resposta:
Plantando em manilha, as raízes não crescerão para os lados, proporcionalmente à altura da manilha. Mas essas raízes vão afundar e ir lá pelo subsolo. Chegando lá, elas vão começar a se espalhar normalmente, e com o tempo encontrarão calçadas, tubulações, etc.
O melhor seria se a manilha fosse fechada no fundo, como se fosse um grande vaso. O fechamento no fundo, com cimento, vai conter as raízes.
Um abraço e obrigada pela visita ao meu blog!
Unknown disse…
queria saber se o fruto da espécie unha-de-gato serve para alguma coisa, é toxico?oque esse fruto possue?
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Adorei seu blog e suas considerações sobre a Ficus. O qu vc poderia dizer sobre a Primavera e a figueira de figos comestíveis?
Sônia - soniagracianoi@yahoo.com
Anônimo disse…
PESSOAS A QUESTÃO DA RAIZ DEPENDE DE COMO A MESMA É PLANTADA E DE COMO É TRATADA EM RELAÇÃO À SUA PODA, SE VC DEIXA O FICUS CRESCER LIVREMENTE COMO ÁRVORE AS SUAS RAIZES CRESCERÃO PROPORCIONALMENTE E DESORDENAMDAMENTE TB. JÁ SE VC FIZER SEU PLANTIO COMO CERCA VIVA FAZENDO PODAS QUE NÃO DEIXEM A MESMA PASSAR DE 2/2.5 METROS, A MESMA ENTÃO NÃO SERÁ UMA ÁRVORE E SIM UM ARBUSTO E SUAS RAÍZES SERÃO PROPORCIONAIS A ISSO, ALÉM DO MAIS COMO CERCA VIVA PLANTANDOS COM UMA DISTÂNCIA DE 20 CM UMA DA OUTRA SUAS RAIZES SE DISPUTAM E SE ENTRELAÇAM EVITANDO AINDA MAIS O CRESCIMENTO DAS RAÍZES INCLUSIVE PARA OS LADOS, A DICA DE COLOCAR UM PEQUENO PEDAÇO DE CANO PVC NO BURACO ONDE SERÃO PLANTADAS AJUDA AINDA MAIS, SE SOUBER PLANTAR E PODAR DEVIDAMENTE COMO CERCA VIVA ELA NÃO TRARÁ PROBLEMAS

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras