Colocando ordem nas plantas

Tarefa difícil: organizar um jardim da vovó.
Minha irmã mora em Porto Seguro, Bahia, terra boa e fértil, clima excelente para as plantas e tudo cresce com fartura. O clima e o solo da mata atlântica é  o sonho de consumo dos paisagistas, principalmente os de Brasília que sofrem com a grande estiagem (maio a outubro) e com a terra vermelha que é um verdadeiro tijolo.
As plantas da maioria dos viveiros de Brasília vêm de fora da cidade e precisam passar por um período de aclimatação, o que eleva bastante os preços.
Ao plantarmos, precisamos usar muito mais insumos do que em outras regiões do Brasil. Temos que preparar um belo berço para as plantas, com muita matéria orgânica e substrato preparado, pois isso garantirá às mudas o oxigênio e nutrientes necessários ao seu bom crescimento. Isso também eleva o preço dos jardins da Capital.
Venho à Porto Seguro uma ou duas vezes por ano, há 18 anos, e sempre que estou aqui minha irmã me pede ajuda para organizar o jardim dela, e dessa vez consegui tempo para isso.
Mas a experiência foi quase mexer num vespeiro! Ela tem dezenas de potinhos e cumbuquinhas com mudas de não-sei-o-quê, tudo junto e misturado, a bagunça perfeita. Lá fui eu tentando organizar, agrupar, colocar no sol quem gosta de sol e na sombra quem gosta de sombra. Jogar fora o que não presta ou não ia nunca se desenvolver foi outra novela.
Enfim, estou quase conseguindo terminar. Aproveitei tantas mudas que estavam perdidas no meio do entulho e acabei formando canteiros fartos, que estarão belíssimos dentro de um ou dois meses.
Devo concluir tudo amanhã e postarei fotos.
Foram aproveitamentos e agrupamentos que fizeram as plantas que estavam sumidas realmente aparecerem, se destacaram.
Mas, paciência... na minha próxima vinda tenho certeza de que encontrarei mais umas dezenas de  mudinhas misturadas nos canteiros, e lá vou eu de novo tentar jogar tranqueira fora.
Mas é tãããão gostoso, tããão prazeiroso, que  já estou aqui há 11 dias e nem coloquei os pés na praia. Não me fez falta.

Comentários

diana disse…
Oi Rose, que inveja de vc!! inveja boa, claro.
Ando sonhando com outras atividades, além dessa que faço atualmente numa sala fechada...
Mas, primeiro, preciso aprender a fazer outra coisa, né?
Aproveite e divirta-se com a Efir.
Bj e abraço.
Diana.

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras