A derrubada da floresta de Ushuaia

Uma devassa ecológica no fim do mundo

Árvores tombadas e dique de água doce


Durante o passeio até o Parque Nacional do Fim do Mundo, nosso guia nos mostrou a devastação que acontece na floresta de Ushuaia, devido aos castores.

Em mil oitocentos e lá vai pedrinha (ele falou mas eu não anotei), os ingleses "muito espertos" e levaram do Alaska para a Patagônia, alguns castores.

Dentucinho empalhado

A única coisa que esses bichinhos fazem na vida é derrubar árvores e acasalar. Derrubam dezenas de árvores numa única noite, para formarem diques de água doce, e neles fazerem suas tocas.

O pontinho marrom perto da margem é um castor nadando 

Os diques servem para que eles se protejam dos predadores. Só que esqueceram de contar pra eles que em Ushuaia eles não têm predadores. Os ursos ficaram no Alaska!

A caça aos castores é proibida. Só quem pode capturá-los são os guardas florestais, em número de 10. Ou seja, dentro de poucos anos tudo que tem lá provavelmente não existirá mais.
Dois castores nadando de dia, o que não é normal



O terreno daquela região possui apenas 30cm de solo. Depois vem uma camada de 10 metros de rocha gelada. Por isso as árvores possuem raízes superficiais e são fáceis de serem tombadas.

Árvore quase tombada
As sementes das árvores, infelizmente, são devoradas pelos coelhos, também trazidos pelos ingleses. Tem coelhinho pra todo lado ajudando o não-reflorestamento natural. Cada coelha pode ter até 12 mil filhotes.

Coelhinhos soltos por toda parte

Que pena! O lugar é simplesmente maravilhoso...
Cem anos para crescer, uma noite para tombar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras