Atacama e Uyuni para maiores de 50 anos

Atacama e Uyuni para maiores de 50 anos

Dicas para aventureiros (bem) maiores de idade, principalmente as divas que topam embarcar nessa aventura.

-Grau de risco: baixo;
-Condicionamento físico necessário:  baixo (caminhadas leves, nada de subidas e nada que a altitude cause tantos cansaços como se diz);
-Dificuldades e contornos: com certeza, a maior dificuldade para qualquer mulher é a falta de banheiros, mas também não foi tanto assim. A cada 3 horas havia uma parada. Nos alojamentos, os banheiros estavam relativamente limpos e com desinfetante. Apesar de serem banheiros compartilhados entre homens e mulheres, as pessoas são bem civilizadas principalmente os europeus que já estão super acostumados com a situação. Acho que os brasileiros são os mais tomadores de banho, apesar das adversidades, e os que menos se expõem nessas condições de WC.

As dicas, a seguir, valem para o trecho da Bolívia, a partir da fronteira perto de  San Pedro do Atacama (Chile) até o Salar de Uyuni e a volta. Em  San Pedro não há problemas com hotéis nem alimentação (ótima). Ops! Os hotéis são muito muito caros e as fotos do Booking photoshopadas, mas, tudo bem.

Antes da viagem, nosso grupo pesquisou muitos relatos, mas algumas coisas que vou compartilhar aqui são de experiência própria e bem simples.

1.       A melhor coisa é reunir um grupo que preencha um carro, ou seja, 6 pessoas. De preferência, amigos ou brasileiros pra ficar mais divertido e com os mesmos gostos e "asseios".

2.       Assim que começarem a expedição no carro (Toyotas beeem velhos 4x4), combine com o o grupo o rodízio de lugares a cada parada, pra evitar que alguém se plante no banco da frente e o resto fique imprensado lá atrás.

3.       Leve uma lanterninha e havaianas. A lanterna do celular gasta muita bateria, e a recarga é difícil por lá. Precisamos do celular para as fotos. Nos alojamentos da Bolívia, o gerador é desligado por volta das 19h. 
4.       A excursão chega muito cedo nos alojamentos, por volta das 17h, e a gente fica mesmo sem ter o que fazer no meio do nada. Baralho!
5.       Os quartos são coletivos, um pra cada carro. Então, se você conhece sua galera fica muito mais fácil. Com relação à roupa de cama....... prepare-se! Não tem como a roupa de cama ser lavada e seca no deserto. Aparentemente estava em ordem, mas olhando direitinho a gente encontra vestígios. Por isso é mega ultra importante levar seu próprio saco de dormir e uma fronha limpa.
6.       Pra dormir, use seu casaco acolchoado como travesseiro e enfie ele dentro da sua fronha limpinha. Dá certo.
7.       Durma com a roupa de baixo que você usará no dia seguinte, porque acordar cedo e colocar roupa gelada é dureza.
8.       Agora, a dica principal: TREINE EM CASA como é que vai dormir dentro do saco :-) 
Para esse treinamento:
1) ligue seu ar condicionado na temperatura -10 e se feche no quarto;
2) vista uma ceroula grossa (meia-calça fio 120 nem adianta), segunda pele, moleton, meia térmica, touca e luvas;
3) enfie-se dentro do saco de dormir, em cima da sua cama e cubra tudo com o cobertor ;
4) durma como se fosse um rocambole congelado. Lembre-se de que lá no alojamento é melhor não encostar na roupa de cama deles, por isso vai usar o saco e seu travesseiro; Os cobertores deles será usado só por cima do seu saco de dormir, daí não haverá problema
9.       Deixe água, lanterna, tylenol 750mg e neossoro bem do lado da sua cabeceira, vai usar tudo isso durante a noite.
10.   De tarde sempre é servido um chá quente com biscoitinhos, e quase em seguida o jantar, com sopa e um segundo prato. Mas em determinados dias senti falta de ter levado minha própria sopinha Vono (pra colocar numa água fervendo, mexer e saborear).
11.   Mascar coca tem gosto ruim, mas colocar as folhas junto com o chá que era servido deu certo e aliviou a pressão na cabeça
12.   Leve um remédio contra enjôo bem legal, que não dá sono (Vonau Flash). Um por dia, de manhã, resolve tudo.
13.   Na muchila dos passeios, inclua o papel higiênico que vai usar no dia e protetor de assentos sanitários, daquele modelinho de plástico tipo fronha  que envolve a tampa inteira, sem contato manual com nada. É muito bom. O protetor de papel não vale nada.

14.   No mais, é tudo que a gente lê nos outros blogs. Muita diversão, muita poeira e imagens pra não esquecer nunca mais, como se estivesse dentro de um cenário de Star War.


Os hotéis de sal tem essa aparência por fora. Este foi nossa segunda noite na Bolívia.

Por dentro era bem ajeitadinho.

Tinha quartos com 2 ou com 4 camas. Alta rotatividade. Ninguém fica hospedado porque não tem nada em volta. É só pra dormir mesmo.


Não importa a idade. Quando a gente chega no salar, todo mundo vira criança!
É difícil conseguir as fotos por que a gente não enxerga o visor da câmera, por causa da claridade. Muitas fotos dão erradas. É muito branco e muito lindo.  E tem que ser rápido porque a parada é de apenas 20 ou 30 minutinhos. 







Nosso grupo no toyota. Fizemos rodízio a cada parada, pra todo mundo curtir o banco da frente. 


Primeira parada na Bolívia. Tomamos uma sopa e coca-cola. O gerador é desligado antes das 19h. Um quarto para cada grupo.  Muito frio apesar de ser verão.


O carro amanheceu assim. Horário de saída: 6h da matina.


Fachada do ... bem... digamos assim... "hotel"


Nosso quarto. As camas são de solteiro (aqui tem efeito de fotografia). Teto de eternit e claraboia pra vermos a neve caindo a madrugada toda. Minha cabeça explodiu de dor, foi a pior noite de aclimatação. Depois, não tive mais problemas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras