Sangria e desmame

Como transplantar corretamente uma árvore ou arbusto de médio a grande porte



Ao transplantar, tome certos cuidados, principalmente com a pressa. A árvore sofre, porque seu sistema radicular está acostumado com um tipo de solo e insolação, e tais condições não podem repentinamente ser alteradas.
É importante fazer, com mais ou menos um mês de antecedência, a "sangria", da seguinte forma:
Encharque o terreno. Em seguida, cave em volta do torrão, cortando as raízes laterais, mas NÃO corte nem mexa com o pivô da raiz (aquela ponta mais profunda);


Envolva o torrão em saco plástico, para que as raízes não voltem a se desenvolver no mesmo local; Deixe apenas o pivô da raiz ainda grudada no chão;

Amarre o saco plástico com cordinha de sisal, com firmeza, pois a força das raízes podem vir a romper o invólucro;



Retorne a terra e tampe o buraco, sem compactar;


Espere ao menos 3 semanas. Esse prazo vai depender da espécie ou do tamanho da planta.  Quando faltar mais ou menos uma semana para levá-la para o lugar definitivo, faça o berço novo e prepare-o com o adubo e substrato. Deixe esse adubo curar no local que vai receber a planta transplantada.
Depois disso, volte lá onde você deixou a planta que foi "sangrada" e faça o "desmame", ou seja, separe-a da mãe-terra, tirando a  última ponta de raíz que havia ficado enterrada. Com isso a planta será separada do solo e poderá ser levada e plantada no berço novo.
Ao chegar no berço novo, que uma semana antes já estava com a adubação e o substrato prontos e curtidos, reabra este buraco, desenrole o torrão que estava envolto em saco plástico, coloque-o no lugar e encharque. Encha tudo com água, para reidratar as raízes, e vá colocando a nova terra, compactando-a sutilmente.
Se for necessário (e isso vai depender do tamanho da planta), faça o tutoramento em triângulo e cuide bem da sua planta transplantada, aguando conforme necessário para cada espécie.

Ajudei?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras